sábado, 18 de setembro de 2010

Como armar o Figueirense diante do Náutico

Infelizmente tempos já confirmado dois desfalques para a partida contra o Náutico: Roger Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Maicom, que foi expulso contra o América MG. Porém, temos outros três jogadores que preocupam e não devem jogar por problemas físicos. São eles o goleiro Wilson, o lateral direito Lucas e o volante Ygor.

Com essas 5 ausências, o Figueirense terá um time muito diferente do que vem atuando. Então eu vou dar as sugestões das escalações que podem ser feitas para a partida da próxima terça feira.

No gol, se Wilson não jogar, Ricardo assume. Isso não gera dúvida nenhuma. Na lateral direita, mesmo caso. Não jogando Lucas, Bruno entra. Na zaga, saí o suspenso Roger e entra o sempre regular João Paulo.

Opção 1: Com a entrada do Túlio na vaga do Maicom.



Túlio recentemente chegou e está a disposição. Pesa o fato de ele não disputar uma partida oficial a algum tempo. Essa formação eu coloquei o Túlio de terceiro volante, posição que ele atuou no Botafogo em 2008 e foi muito bem. Com isso, os dois laterais teriam muita liberdade, e os dois volantes mais a frente também teriam a opção de aproximar ao ataque.

Perderíamos no toque de bola, mas ganharíamos na força. Jogaríamos toda a pressão para cima do Náutico e sairíamos no contra ataque veloz pelas alas.


Opção 2: Com a entrada do Roberto Firmino no meio


Com essa opção, o losango do meio de campo se desfaz e surge um posicionamento em bloco. O Figueirense jogaria com dois volantes mais fixos (Coutinho e Baraka) e dois meias flutuando (Roberto e Fernandes).

A grande desvantagem dessa tática é que o meio de campo ficaria vulnerável. E para uma partida fora de casa, com a equipe adversária desesperada por uma vitória, poderia complicar a partida.

Eu não escolheria essa tática. Perdemos força de marcação. Deixa o Firmino para substituir Fernandes no segundo tempo e manter o gás no meio de campo.

Opção 3: Entrada do Hélder na ala, e deslocamento do Juninho pro meio de campo

Voltamos com o meio de campo em forma de losango. Essa tática já foi utilizada algumas vezes no campeonato. Funcionou bem na partida contra o São Caetano, mas não funcionou bem contra o América. A entrada do Juninho propicia uma jogada interessante, junto com o ala esquerdo Helder. Pela direita, Coutinho aproxima do Bruno para efetuar a mesma jogada.

Com essa tática, ganhamos velocidade pelo meio. Essa velocidade que pode ser boa contra os volantes pesados do Náutico.

E ai torcedor. Que formação você escolheria?


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Como armar o Figueirense diante do Náutico"

Daniel disse...

Eu começaria o jogo com a opção 1, mais precavida, marcando o Náutico no campo dele e saindo para o contra ataque em velocidade. Se obtivermos vantagem no placar, esse seria o esquema até o final do jogo (trocando um ou outro jogador que estiver cansado). Contudo, se por acaso a coisa ficar feia (bate na madeira três vezes) e precisarmos ser mais ofensivos, poderíamos passar para a opção 3 (mantendo o Reinaldo ou trocando pelo Firmino - ou Héber).
Um abraço.

Postar um comentário