sábado, 8 de maio de 2010

Estréia, ao pé da letra

Primeiramente, inicio o tópico com uma pergunta. Será que nesses 20 dias que o Figueirense ficou parado não encontrou nenhuma equipe para disputar um amistoso?

Fiz essa pergunta porque o Figueirense começou a série B parecendo um time que nunca tinha jogado antes. Parecido com as equipes de pré-temporada, antes do estadual.

Mesmo jogando no mesmo esquema do catarinense e com os mesmos jogadores, o Figueirense não conseguiu desempenhar um toque de bola consistente, igual a aquele que vimos principalmente nas partidas em casa. Alguns atletas estavam muito fora de ritmo, errando passes constantemente. Maicom e Juninho estavam perdidos em campo.

E foi essa a tônica do primeiro tempo. Um monte de passes errados e poucas chances de gol. A única boa chance foi na bola parada, quando o defensor Luís fez um milagre no volêio do Roberto Firmino. O São Caetano pouco atacou também. Foi um jogo muito fechado no meio campo.

No segundo tempo, retornamos um pouco melhor. Tocando a bola mais próximo e com mais velocidade, o Figueirense melhorou e chegou mais vezes na área adversária. aos 10 minutos, a substituição que mudou o rumo da partida aconteceu: Saiu Marcelo Nicácio para a entrada de Fernandes.

E com Fernandes no meio o time rendeu muito mais. Firmino ganhou liberdade para flutuar entre o meio e o ataque. E foi Firmino o responsável pelo gol alvinegro, aproveitando uma falha do Augusto Recife e concluindo de cabeça para o gol.

E após o gol, recuamos muito. Márcio Goiano errou ao tirar os atacantes e colocar Bilu e Coutinho. Sem ninguém para segurar a bola no ataque, o São Caetano veio ao ataque. Porém, nenhuma jogada mais aguda.

Ficou evidente que o Figueirense ainda tem alguns problemas a serem resolvidos. Precisamos voltar a jogar tocando a bola rápido, com o apoio do Lucas pela direita. No ataque, Nicácio precisa ficar mais centralizado e deixar que Willian faça a movimentação. Maicom e Juninho precisam caprichar mais no passe.

O resultado foi muito importante. Sexta feira, contra a Portuguesa, será um teste ainda mais difícil.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Estréia, ao pé da letra"

Anônimo disse...

O problema é que no Brasil tem muito técnico!

Máquina do Estreito disse...

com certeza
é por isso que o futebol é tão emocionante.
todo mundo tem um pouco de treinador dentro de si.

Postar um comentário