quinta-feira, 1 de abril de 2010

O esquema que vem dando certo

O nosso treinador Marcio Goiano tem uma característica que eu admiro muito em alguns treinadores: Simplicidade. Essa caractéristica tão rara hoje em dia é uma característica muito evidente no Marcio Goiano.

Quando Marcio assumiu a vaga de treinador, esboçou um esquema tático. Seria um 4-4-2, variando entre o box-box e o losango. E a partir disso foi corrigindo pequenos detalhes para que o esquema funcionasse cada vez melhor. É essa repetição do esquema gerou um entrosamento entre os atletas do elenco.

O esquema do Figueirense varia durante o jogo. Mas no começo do jogo, é esse:



Um esquema tradicional do futebol brasileiro: 4-4-2 (ou 4-1-2-1-2) em um formato de losango. Durante o jogo varia para o 4-2-2-2 com a entrada do Coutinho.

Porém,este é um esquema que funciona muito bem graças a versalidade dos jogadores que compoem o meio de campo alvinegro, principalmente de Maicom e Juninho.

O esquema começa por uma dupla de zaga muito técnica. Dois jogadores fisicamente baixos, mas muito rápidos. Talvez esse seja o principal problema do Figueirense hoje: zagueiros muito baixos. Deve ser a principal contratação para a série B: Um zagueiro alto e canhoto.

A frente dessa dupla, um volante baixo, mas muito pegador. Jeovânio vem atuando muito bem na contenção defensiva do meio de campo. Ygor quando entrou também desempenhou a mesma função contra o Juventus.

Ainda no setor defensivo, uma arma fundamental é o lateral esquerdo João Paulo. Além de ofensivamente ajudar Juninho no apoio pela esquerda, o lateral fecha muito como terceiro zagueiro, soltando Lucas pela direita. É uma variação que ocorre diversas vezes durante a partida e passa despercebido pela torcida.

Falando em Lucas, é uma das principais armas ofensivas. Como o meio de campo atua em forma de losango, Lucas raramente está sozinho. O responsável por ajudar Lucas é Maicom. Normalmente o meia fecha os espaços abertos quando o lateral corre até o fundo do campo, evitando sobrecarregar o volante. Quando Lucas fica, Maicom é libertado para se aproximar do Roberto Firmino.

Pela esquerda, quando João Paulo está fechado como zagueiro, Juninho encosta no Firmino e Willian cai pela esquerda, formando uma triangulação interessante. Alias, Willian tem um rendimento melhor quando cai pela direita, formando a triangulação com Maicom e Lucas.

Provavelmente o esquema deve mudar em breve com a volta do Fernandes e Bilu. Marcelo Nicácio encaixa bem na vaga do Junior Negão.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "O esquema que vem dando certo"

Postar um comentário