quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Análise Tática - Figueirense x Avai

Primeiramente, concordo com quem fala que esse tem tudo para ser um dos clássicos mais fracos técnicamente dos últimos anos. O Figueirense vem todo desarrumado, sem esquema tático e com treinador interino. O Avai vem com um time que não convence ninguem e vem vencendo/empatando nos últimos minutos. Mas sem jogar nada também.

Analisei os últimos dois jogos do Avai para tentar fazer uma análise do esquema tático e postar no blog. Vi um time que não abdica de jogar no 3-5-2(Que pode ser considerado um 3-6-1), com um lateral direito muito ofensivo, e um lateral esquerdo acanhado. No setor defensivio, um trio de zaga bastante seguro e uma dupla de volantes que ainda não conquistaram a confiança do treinador. No setor ofensivo, um meia bastante contestado pela torcida e uma dupla de ataque fraquíssima. Sávio entrou recentemente, e mal mostrou futebol.

O Avai hoje tem duas jogadas de ataque: Bola alçada na área adversária (de onde vieram a maioria dos gols no estadual) e a bola em velocidade para o Roberto (normalmente no segundo tempo). Como Roberto todos nós conhecemos pela exímia capacidade de finalização, é mais facil considerar apenas a bola aérea.



E este é um grande problema para o Figueirense. A Bola aérea alçada corresponde a metade dos gols que o Figueirens levou no estadual. Uma defesa não muito alta e muito pouco treinada pelo ex-treinador Rene Weber será um alvo fácil. Cabe a Marcio Goiano focar esse aspecto nos treinamentos que antecedem ao clássico. Na epóca de zagueiro, Marcio sempre controlava a aérea defensiva. Vamos ver se como comandante fora do campo consegue passar os atalhos para a defesa.

Quanto ao esquema, eu mudaria. Os meias do Figueirense não estão rendendo o esperado. Então, é hora de dar maior liberdade para os alas. Eu sacaria o 4-4-2 da pequena era Rene Weber, e instalaria o 3-5-2 (ou 3-2-2-1-2).

Eu começaria a partida com três zagueiros. Ao lado de Roger e João, abriria uma vaga para Kadu. Com Kadu, o sistema defensivo ganharia em altura para obstriuir a jogada aérea adversária. No meio, dois volantes; Coutinho(Ou Bilu, se estiver regularizado) e Diego. O esquema também funciona com 1 volante, mas prefiro dois para evitar ao máximo que os laterais marquem. Nesse esquema, gosto dos alas atuando como pontas.

No meio, para armar as jogadas, deixaria Maicom (Ou Jean), com o constante apoio de Lucas e João. No ataque, um jogador de correria (Alex Junior) e um jogador mais fixo (Junior).. O esquema mantém Junior preso na frente, pois voltando para receber o jogo já foi demonstrado que não é a sua caracteristica.

Com Lucas e João forçando pelos lados do campo, os alas do Avai atacariam menos, e quebraria o ritmo do time. Luis Ricardo e Renan não são bons marcadores e os laterais alvinegros levariam vantagem. Porém, o jogo não pode ficar somente nos dois garotos. É necessário um auxilio dos atacantes e principalmente do meia, Maicom.

Apesar de que, pelas palavras do interino Marcio Goiano, a escalação não deve fugir do representado abaixo.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Análise Tática - Figueirense x Avai"

fernando disse...

é incrivel, todo mundo sabe que o Figueirense deve jogar no 3-5-2, menos nossos treinadores...
com lucas e joao paulo marcando na defesa a gente ta ferrado...

Máquina do Estreito disse...

Na verdade, da para fazer com 2 zagueiros também
Desde que um dos volantes funcione como terceiro zagueiro
Eu coloquei 3 atrás porque acredito que temos 3 bons zagueiros e não temos tantos bons volantes

Abraço e obrigado por interagir

Postar um comentário