domingo, 24 de janeiro de 2010

Esquema tático, treinador, preparo físico...

Começei este post após a vitória sobre o CFZ Imbituba vou atualizando nas próximas partidas.
O treinador do Figueirense Renne Webber escalou a equipe no esquema 4-5-1 (ou 4-2-3-1). Uma linha de quatro jogadores atrás, com os dois laterais alternando no apoio. Dois volantes fixos a frente da zaga, dando suporte a três meias jogando em linha. Junior é o único atacante.

O esquema está revelando alguns problemas:

  • 1) Recuperação e Saída de Bola

Jeovânio está matando o time do Figueirense. Chega sempre atrasado, não consegue desarmar e não contribui na saída de bola. Não sei porque Diego continua no banco do alvinegro. Coutinho está correndo pelo dois volantes. O Figueirense não está conseguindo recuperar a bola. Na saída de bola, vindo do goleiro, existem duas boas saídas (E hoje as únicas): Lucas e João Paulo.

Quando a bola sai pelo meio é sempre na mesma jogada: Chute pro ataque para Junior brigar com os zagueiros e perder a bola. O Figueirense precisa sair com mais calma, alternando passes entre os laterais e os volantes. Talvez um dos três meias possa retornar e fazer a bola rolar no setor defensivo.

  • 2) Aproximação dos meias com o atacante

Inexistente. Hoje o Figueirense joga com um esquema de 3 meias fixos e rígidos, sem movimentação. Os meias não voltam para buscar a bola e não aproximam do atacante, como fazia o Fernandes no ano passado. Por isso, o esquema do figueirense hoje tem apenas uma jogada: Chutão.

Maicom foi muito bem contra o Imbituba. Ernane e Marquinhos pouco ajudaram. Quando entrou Jean Carioca e um segundo atacante, o time ganhou velocidade e chegou diversas vezes no ataque.

Não acredito que um esquema com 3 meias, devido as características do nossos meias e a característica do nosso atacante. Para um esquema com três meias fixos, o atacante precisa ser estilo paredão, como Willian (ex-avai), Adriano (ex-Figueirense), etc. Junior é mais de pegar a bola e definir, e não de fazer parede para os meias.

  • 3) Bola área defensiva

O Figueirense precisa treinar urgentemente. A defesa não ganha nenhuma bola área. O gol mal anulado contra o Imbituba foi a prova. Os dois contra o Brusque também. Todas as jogadas são vencidas pelas atacantes. Uma forma de corrigir isso seria com a entrada de um jogador mais alto, no caso o Kadu. Um esquema com três zagueiros encaixaria melhor hoje com os atletas disponíveis.

O esquema atual do Figueirense:




O esquema que eu colocaria

Ainda trocaria o Jeovânio pelo Diego, o Roger pelo Kadu e o Ernane pelo Jean Carioca.

  • Treinador (Após a partida com o Joinville)

Bom. Até agora a participação do Renne Webber no Figueirense era a esperada por toda a torcida. Um treinador que não deu certo em nenhum dos clubes que passou. Deu para perceber porque foi demitido tão rápido do Criciuma. Vai precisar mostrar alguma coisa muito rápido para continuar empregado

O time não tem nenhuma jogada de ataque. Não tem nenhuma orientação defensiva para bolas aéreas. Não tem força ofensiva a não ser em bolas paradas. Não consegue recuperar nenhuma bola.

Cabe a ele agora notar o que todo torcedor notou. A entrada de Alex Jr, Jean Carioca e Diego mudaram o figueirense de um time perdido para um time com velocidade e poder de fogo. Espero que ele mude para a partida de quinta.

  • Preparação Física

Invejável. Nas três partidas o Figueirense correu o jogo inteiro. Lucas voando em campo. Tirando um ou dois jogadores que estão fora de forma, o resto do time está bem e corre até o último segundo. O figueirense precisa igualar na parte tática, porque na física é superior aos adversários


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 comentários: on "Esquema tático, treinador, preparo físico..."

Daniel disse...

O esquema que eu colocaria em campo para o jogo contra o Atlético de Ibirama seria:
Wilson (gol)
Róger e João Felipe (zaga)
João Paulo e Lucas (laterais)
Diego Paulista (1º Volante)
Algum guri da base como 2º Volante (Ricardo, Robertinho ou Marcinho)
Maicon e Roberto Firmino (ou Talhetti) na meia
Jean Carioca e Júnior Negrão no ataque.

Para mim Marquinho, Ernane e Coutinho não tem condições de vestir a camisa do Figueirense. Não é uma questão de entrosamento, é técnica mesmo. Eles não tem a qualidade necessária...
Quanto ao Jeovãnio, acho que o mesmo precisa (urgentemente) intensificar os treinamentos para buscar o melhor condicionamento físico. Do jeito que está não dá. Está comprometendo.
René Weber é outro caso sem solução. Insiste em uma montagem do time que é, ao meu ver, completamente equivocada, apostando em gente que não tem jeito. No confronto com o JEC o time foi literalmente atropelado e só não foi goleado porque o adversário (por algum milagre) resolveu recuar no 2º tempo. Me lembrou a goleada sofrida contra o Grêmio no Scarpelli, quando o infeliz do PC resolveu tirar todos os volantes e ir para o ataque. Como se o número de atacantes indicasse a ofensividade do time...
Estamos com um time pior do que o da Série B do ano passado (composto basicamente por jogadores medíocres), e com um treinador que não tem qualidade.
A coisa está feia demais.

Máquina do Estreito disse...

Bom esquema amigo.
Apenas trocaria o Roger que está suspenso. Entra o Kadu. Mas é uma boa. Se vão apostar na gurizada, que apostem na nossa hehe

Daniel disse...

hehehehe É verdade... apostar na nossa pirralhada (em vez da pirralhada dos outros) evita surpresas maiores. Conhecemos bem o potencial dela.
Parabéns pelo blog, é o único a falar do esquema tático do time. Muito legal mesmo.
Um abraço.

Máquina do Estreito disse...

Obrigado Daniel. Estamos ae sempre que precisar

Postar um comentário