quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ponte e outros quatro clubes cobram dívidas de europeus

Ponte e outros quatro clubes cobram dívidas de europeus

A Ponte Preta pode ganhar uma "verba extra" para ajudar na manutenção da equipe para o restante da temporada 2009. Segundo informações divulgadas pelo Painel FC do jornal Folha de S. Paulo, na edição desta quinta-feira, a Macaca se uniu a outros quatro clubes - Figueirense, Náutico, Colo Colo-CHI e Defensor Sporting-URU - para cobrar dinheiro de alguns clubes europeus.

De acordo com as informações, o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo está amparando estas equipes e entrou com uma ação na Uefa e nas confederações nacionais, exigindo o pagamento da porcentagem das negociações de jogadores revelados por estes clubes sul-americanos. Os clubes citados foram Fiorentina-ITA, Benfica-POR, Rapid Viena-AUT, Ankaragücü-TUR, Fenerbahce-TUR, La Coruña-ESP e Sporting Braga-POR. E eles podem pagar caro, caso não paguem o que devem. É que Carlezzo vai se valer do novo manual de licenças da Uefa, que veta a atuação de quem tiver pendências financeiras.

Das sete equipes citadas, apenas Fiorentina e Benfica já pagaram aproximadamente 588 mil euros - ou cerca de R$ 1,7 milhão -, referentes a ações de Flamengo e Paraná. Mas os outros cinco ainda correm risco de serem impedidos de jogar se não pagarem as dívidas.Os nomes dos jogadores, que seriam os pivôs destas dívidas, não foram revelados. Mas ao que tudo indica o atleta revelado pela Macaca é o zagueiro Fábio Luciano.

Ele ganhou destaque no cenário nacional, em 1999, defendeu o Fenerbahçe, entre 2003 e 2007, e acabou negociado pelo clube turco, ainda em 2007, com o Colônia, da Alemanha. Entenda sobre a porcentagem dos clubes formadoresA Fifa exige que os clubes formadores recebam uma porcentagem em negociações internacionais dos jogadores que revelaram. Essa porcentagem pode variar de 0,25% a 5%, dependendo do tempo e da idade em que o jogador atuou pelo time formador.

Além disso, um jogador negociado em uma transação internacional pode gerar receita para mais de um clube. Isso porque a lei prevê que todos os times pelo qual passou o atleta, dos 12 aos 23 anos, tenham direito a uma porcentagem. Se um jogador atuou dos 20 aos 23 anos por um clube, este time teria direito a 2% do valor da negociação. Se atuou pela equipe dos 12 aos 23, renderia o total de 5%.

Fonte: FutebolInterior
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Ponte e outros quatro clubes cobram dívidas de europeus"

Postar um comentário