domingo, 28 de novembro de 2010

Essa é a tua torcida

Fico muito contente sempre que vou em um jogo do Figueirense com casa cheia. E ontém foi um jogo que guardarei na memória por causa disso. Quase 17mil torcedores que pagaram 40reais (nada de ingresso a 10reais) e foram ao estádio em um jogo que não valia nada para a classificação. Foram para lá comemorar e mostrar para todos a força que essa torcida tem.

Uma festa coroada por muita fumaça, fusgueira, bandeirinhas e bandeirões. A festa com os balões e o novo bandeirão organizado pela Gaviões ficaram sensacionais. Também tivemos o bandeirão do COFES que cobriu o setor C nos gols do furacão. As bandeirinhas distribuidas pelas rádios foram um show a parte.

A festa também teve momentos emocionantes. A volta olímpica do talismã Abimal sob os gritos da narração do Paulo Branchi fez muita gente chorar nas arquibancas. Outro momento emocionante foi no final da partida, quando o nosso capitão Márcio Goiano andava sozinho e pensativo enquanto a torcida ecoava forte o grito de "Fica Capitão".

Espero ver essa festa em todos os jogos na série A. Força Figueira!
LEIA MAIS...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Análise dos jogadores para 2011: Parte 2

Pessoal, desculpa pelo atraso. Mas estou tendo problemas com o acesso ao blogspot. Estou pensando em migrar para o workpress. Depois dou mais notícias.

Continua a série dos jogadores então. Hoje serão os laterais e os volantes.

Laterais:

Bruno Viera: Veio dispensado pelo Juventude. Sempre que entrou, deu conta do recado. É um jogador muito regular e que pode ser útil para a próxima temporada. Renova.

Lucas: É o segundo ano do prata da casa na série B. Com muita velocidade e força física, Lucas dá conta do recado na lateral direita. É a velocidade que o time precisa pelo lado direito. Pela boa temporada que fez, é dificil que continue. Está muito valorizado, e se tiver a chance de renovar, é uma boa.

Hélder: Mesmo caso do Bruno. Nas chances que teve, não decepcionou. É um jogador jovem e com potencial. Pode ser uma boa opção para 2011. Renova.

João Paulo: Teve muitas chances no estadual. Quando chegou o lateral Helder, perdeu espaço e não atuou mais. Não tem físico para ser um jogador de defesa. E a sua ofensividade não compensa tanto a fraqueza defensiva. Deve retornar ao Fluminense.

Juninho: Na minha opnião a grande revelação da temporada. Um jogador muito forte ofensivamente e recompoe com qualidade. Tem velocidade e uma técnica apurada. É um excelente valor e esperamos que continue para 2011.

Volantes:

Baraka: Chegou sem muito brilho e crédito da torcida. Mas mostrou muita garra e vai terminar a temporada como um bom reforço para a equipe. Comprovou a aposta da diretoria e tem tudo para continuar em 2011. Bom jogador.

Bruno Formighoni: Veio do São Paulo com a esperança de reviver os bons tempos na base do São Paulo. Chegou e nem atuou pelo time profissional. Atuou uma vez na Copa SC e não foi bem. Retorna ao São Paulo.

Diego Paulista: Fez um bom 2009 e era esperança para 2010. Jogou pouco e quando jogou foi muito mal. Ficou marcado por ter cometido um penalty infantil no último minuto do clássico deste ano no Orlando SCarpelli. Rescinde.

Jeovânio: Começou bem a temporada. O volante alvinegro tomou conta da zaga alvinegra e só perdeu a vaga com a chegada do Ygor. Depois desandou e não conseguiu voltar ao time. Acredito que o ciclo do atleta no Figueirense acabou.

Marcinho: Jogou apenas na Copa Santa Catarina. Jogador jovem e de boa marcação. Pode ser uma boa aposta se for bem trabalhado. Teve uma proposta para ir ao Botafogo / SP no meio do ano, mas não acertou. Renova.

Coutinho: Começou muito mal no Figueirense. Era lento e errava muitos passes. Na partida contra o ASa no turno da série B, entrou e resolveu o jogo com dois gols. Depois virou titular até perder a vaga para Túlio. Bom jogador, pode ficar. Escolheria um entre ele e o Baraka.

Túlio: Apesar de não ser um atleta veloz, tem um posicionamento muito bom. Deixou o meio de campo alvinegro mais marcador com a sua chegada. Compõe muito bem e sabe sair jogando. Pode renovar se o Figueirense se acertar com o Grêmio.

Ygor: Chegou com muitos questionamentos. Chamavam de Perigor. Muitos criticaram. Mas assim que entrou, no clássico do returno, msotrou serviço. E logo virou titular e membro importantíssimo do time. Renova!

Sábado temos os meias e os atacantes. Aguardem
LEIA MAIS...

sábado, 20 de novembro de 2010

Análise dos jogadores para 2011

Pessoal, farei uma série de posts sobre o planejamento para o próximo ano. A primeira parte será com os atuais atletas alvinegros. Comentarei um pouco sobre a temporada de cada jogador, como a sua situação contratual com o alvinegro e se deve ou não ficar.

A outro será sobre as possíveis contratações do Figueirense para 2011. Atletas que estão em boa fase e que não estejam fora dos padrões do Figueirense. Serão sugestões minhas para 2011.
Então segue o primeiro post, que será dividido em três partes para não ficar muito grande.

Primeiro será os goleiros e os zagueiros. Depois teremos os laterais e os meias. Depois os meias atacantes e os atacantes. Depois teremos um post especial sobre Márcio Goiano.
A situação dos atletas é a seguinte:
  • Goleiros:

Enderson: Veio da base do Figueirense no ano passado. Não teve chances na série B. Na Copa SC foi bem quando precisou. Tem contrato com o Figueirense mas interessa a alguns clubes do interior de São Paulo. Pode emprestar se tiver proposta.

Moreno: Chegou e não demonstrou confiança quando entrou. Cometendo falhas básicas e parecendo nervoso em campo, não encaixou bem e deve sair no fim da temporada. Tem contrato até dezembro de 2010.

Wilson: O goleiro que voa como um gavião. Tem contrato até dezembro de 2011 e merece uma renovação. Se jogar todas em 2011, chegará perto dos 300 jogos com a camisa alvinegra. Renova Wilson!!

Ricardo: Uma das boas revelações do ano. Veio de um rebaixamento com a Chapecoense e sempre que precisou mostrou confiança e guardou bem a defesa alvinegra. O Figueirense estuda a compra do passe do atleta. Merece ficar.

  • Zagueiros

Augustin Caetano: Ainda consta no plantel do site do Figueirense. Jogou a Copa SC e foi um zagueiro horrível. Se ainda não saiu, já demoraram pra mandar embora.

Alexandre: Foi um dos jogadores envolvidos na negociação da Figueirense Participações no final do seu mandato. É um zagueiro com bastante futuro e merece ser mantido para 2011.

João Felipe: Titular durante quase toda a temporada. Sempre demonstrou garra com a camisa alvinegra. Precisa ser mais calmo e dar menos arrancadas. Merece ficar para 2011.

João Paulo Goiano: Chegou por indicação do treinador Márcio Goiano e logo na primeira partida mostrou tranqüilidade e qualidade na defesa alvinegra. Alguns jogos depois virou titular e não saiu mais do time. É dono do seu passe e demonstrou interesse em ficar. Renova.

Roger Carvalho: Teve uma proposta do Fluminense no começo do ano e não acertou. Ficou no Figueira e foi o melhor defensor que tivemos. Concorre ao prêmio de melhor zagueiro da competição. Tem contrato até o fim do ano e pertence a Eduardo Uram. Merece renovar.

Kadu: Chegou para ser titular vindo do Corinthians. Teve muitas lesões e não conseguiu manter-se em forma. Devolve pro Corinthians.

Raphael:
Zagueiro da base alvinegra. Teve uma passagem pelo Porto/PT. Por ser jovem e com potencial, pode ser mantido para 2011.

Amanha teremos os volantes e os laterais. Confiram.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ainda não acabou...

Hoje saiu a notícia que o Figueirense vai com força máxima para as duas partidas finais da série B. Com a classificação para a elite já assegurada, o Figueirense poderia seguir o exemplo de outros times e antecipar as férias. Felizmente não o fez e respeitará a competição como respeitou nos últimos dois anos.

Ainda mais que existem coisas em disputa. O alvinegro ainda disputa a vice-colocação da série B de 2010. E deve lutar com todas as forças para chegar nessa posição. Lutamos o tempo todo pelo titúlo e não merecemos chegar em terceiro no final do campeonato.

Alias, a questão do vice campeonato gera muita polemica. Vejo muita gente desmerecendo e achando que não vale nada. Alias, não é culpa nossa. É a idéia que o povo brasileiro em si tem que o segundo é o primeiro dos perdedores.

E a vários casos assim no esporte Brasileiro. O caso mais comum e motivo de chacotas é do piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello. O atleta vive sendo motivos de piadas pelos consecutivos 2º lugares no mundial de pilotos. O povo brasileiro ignora o fato de o piloto ser o segundo melhor piloto da competição mais disputada de automobilismo, considerando o segundo lugar como um demérito.

Pelo menos na minha parte, se o Figueirense chegar em segundo será muito comemorado. O que não vale é chegar em terceiro, e fazer volta olímpica no seu estádio e ter trofeu...
LEIA MAIS...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Votação para craque da série B

A Sportv lançou nessa tarde a votação para craque e revelação da série B. Também tem uma votação para eleger o time ideal, posição por posição.

O Figueirense conta com atletas em praticamente todas as posições. Como craque do campeonato, nosso candidato é o meia Maicom. Como revelação, Roberto Firmino é o escolhido.

Nas demais posições:
Goleiro: Wilson
Lateral esquerdo: Juninho
Zagueiro: Roger Carvalho
Volante: Ygor
Meia: Maicom
Atacante: Willian
Técnico: Márcio Goiano

Acredito que a escolha foi bem feita. Alguns jogadores foram bem durante o campeonato, mas não conseguiram manter uma regularidade merecedora para estar no time ideal do campeonato.

O link para a votação é: http://sportv.globo.com/craque-da-serie-b/
LEIA MAIS...

sábado, 13 de novembro de 2010

ooooo, o Figueira voltou!!

Há dois anos, num fatídico domingo do mês de dezembro, eu e mais 15mil torcedores alvinegros saiam do Orlando Scarpelli tristes e cabisbaixos pelo rebaixamento do glorioso alvinegro do estreito. Nem mesmo a vitória contra o Internacional foi suficiente para evitar a queda para a segunda divisão do campeonato brasileiro.

Apesar da tristeza, ao caminhar para fora dos portões, ficava a sensação que a queda não era definitiva. Era apenas mais uma dificuldade que o clube precisava e iria superar rapidamente. Uma dificuldade que serviria para restabelecer o clube e tornar-lo mais forte ainda. Uma dificuldade que serviria para que no futuro o clube não voltasse a cometer certos erros tão cruciais no rebaixamento.

E Hoje, dois anos depois, o alvinegro está garantido novamente na elite do campeonato brasileiro. Um lugar de onde nunca deveria ter saído. Uma classificação que pode não ter sido como o torcedor esperava, com uma vitória contra o Coritiba. Não vencemos, mas com a vitória do Bahia sobre a Portuguesa, o Figueirense se garantiu matematicamente na série A.

Ainda temos mais dois jogos na série B. Dois jogos que devem ser encarados com a seriedade com que o Figueirense encarou esses dois anos de segunda divisão. Enfrentamos Guaratinguetá fora de casa e para fechar em um Orlando Scarpelli lotado contra o Paraná.

Ao mesmo tempo precisamos pensar no futuro. Ano que vem será uma dificuldade maior ainda e a nova diretoria precisará comprovar o bom trabalho que realizou esse ano. A palavra "manutenção" deve ser o foco da nova temporada. Temos um bom time, e precisamos manter a base do time.
LEIA MAIS...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Arbitragem preocupa para a decisão

Saiu na tarde de hoje a relação dos responsáveis por comandar a "final" da série B. A disputa entre os dois primeiros colocados será apitada por um juiz do Espírito Santo. Pablo dos Santos Alves foi o nome escolhido no sorteio na sede da CBF.

O arbitro será auxiliado por dois assistentes de Rondônia: Márcia B. Lopes Caetano (FIFA) e Wilson Gonçalves de Aquino.

A última partida comandada por Pablo dos Santos Alves com o Figueirense envolvido foi em 2009, no turno, na vitória de 3x1 contra o Brasiliense. Na ocasião, o arbitro marcou um penalty muito duvidoso. Recentemente o mesmo arbitro apitou Portuguesa X América Mg e o jogo foi muito confuso, com gol anulado irregularmente e um gol impedido que foi validado.

Não tenho nada contra o arbitro em questão, até porque sequer lembro da última atuação dele em partidas do Figueirense. Mas eu esperava, em um clássico que vale praticamente o título da competição, com estádio cheio e televisionamento, um arbitro de mais renome nacional.

Bola para frente e esperar que o arbitro não influa no espetáculo.
LEIA MAIS...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estamos na série A

Apesar dos números ainda não confirmarem, somente uma tragédia de proporções épicas tira a vaga do Figueirense. A confirmação deve vir na próxima rodada contra o Coritiba no próximo sábado. Um jogo que além da confirmação matemática, vale a briga pelo título da série B. Se vencer, o Figueirense encosta no Coritiba e coloca uma pressão nos últimos jogos.

A vaga na elite não foi conquistada somente ontém. Foi sendo lapidada e confirmada a cada jogo desde a primeira rodada no ABC Paulista. Mesmo com alguns momentos de instabilidade durante a temporada, fomos um dos times que mais se manteve no grupo dos que ascendem a elite do futebol brasileiro. Durante 28 das 35 rodadas o Figueirense se manteve entre os 4 primeiros da competição.

E é essa consistência que trouxe o time ao lugar que está agora. Campeonatos de pontos corridos se vencem a longo prazo. Não adianta ter um sprint inicial e não conseguir se manter no ritmo. E essa consistência se adquire com um elenco bem qualificado. Um time precisa de mais que 11 jogadores. Um bom time vence jogos. Um bom elenco ganha títulos e consegue objetivos.

Agora vamos pra cima do Coritiba. O Campeonato ainda não acabou, e enquanto tivermos chances, brigaremos pelo título.

Notinhas:

  • Bela partida do Reinaldo. Estava sumido no jogo. Quando apareceu, marcou seu gol e deu duas assistências. O melhor da partida.
  • Héber voltou a treinar com bola. Será bom ver o garoto disputar a reta final da série B. Será fundamental para o ano que vem.
  • Surgiu a informação que o volante Baraka interessa ao Figueirense. O clube estuda comprar um pedaço dos direitos do jogador. Decisão muito acertada.
LEIA MAIS...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A dois passos do paraíso


Hoje a noite daremos mais um passo ao tão sonhado e buscado acesso. Foram dois anos inteiros de luta na série B. Hoje temos todas as condições de dar um passo para longe da B e colocar um pé no trem que desembarca na estação série A ano que vem. Esperamos que esse trem ainda fique aqui em Floripa para deixar um outro passageiro que vem da A pra estação B.

E para conseguir colocar o primeiro pé no trem, dois retornos que fazem a diferença. O sempre regular e de uma temporada impressionante Roger Carvalho assumirá a zaga ao lado do João Paulo. No meio de ligação,o maior artilheiro da história do Figueirense Fernandes. As baixas ficarão por conta de João Felipe e do volante Túlio.

Mas hoje o maior reforço do alvinegro estará fora de campo. A torcida comparecerá em peso no estádio e acompanhará mais um desafio sendo superado.

E como vamos precisar do apoio da torcida hoje. Será mais um jogo chato, contra um time que abdicará de jogar buscando o erro do Figueirense. É preciso jogar com inteligência e calma.

Como diria uma música da banda Blitz, "Estou a dois passos do paraíso, não sei se vou voltar.Estou a dois passos do paraíso, talvez eu fique por lá. Estou a dois passos do paraíso e não sei por que eu fui dizer Bye bye..."
LEIA MAIS...